PASSEIO TURISTICO OURO PRETO

08-11-2010 21:01

Igreja São Francisco de Assis A Igreja São Francisco de Assis é o templo mais famoso da cidade, considerado um dos monumentos mais significativos do barroco mineiro. Foi mandada construir no ano de 1766 pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis ao famoso artista colonial brasileiro 'Aleijadinho' e é considerada sua obra-prima. Situa-se na Praça de Antônio Dias, Largo de Coimbra, e no seu interior destacam-se as belíssimas pinturas do seu teto, obra de Manoel da Costa Athaíde.


Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar A Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar encontra-se situada na Praça Monsenhor Castilho Barbosa e é uma das igrejas mais ricas do Estado de Ouro Preto. É um templo em estilo barroco mandado construir pelo engenheiro Pedro Gomes Chaves no século XVIII. Foi inaugurada no ano de 1733 e atualmente é a sede do Museu de Arte Sacra da Cidade.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição localiza-se na Praça de Antônio Dias e foi construída entre os anos de 1727 e 1746 por Manuel Francisco Lisboa, pai do famoso artista colonial brasileiro conhecido como 'Aleijadinho'. Na igreja se guardam os restos dos dois conhecidos artistas e anexo ao templo se destaca o Museu Aleijadinho com um grande acervo que nos comenta a vida deste artista.


Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões - Mercês de Baixo A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, conhecida como Mercês de Baixo, situa-se no centro da Cidade, na Rua das Mercês. Foi inaugurada no ano de 1772 e reconstruída a meados do século XIX. Destaca-se sua capela-mor realizada por Aleijadinho.


Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia - Mercês de Cima A Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, conhecida como Mercês de Cima, situada na Rua Padre Rolim, centro da cidade. Foi construída nas últimas décadas do século XVIII sobre os restos da antiga igreja. Destaca-se sua torre principal realizada pelo maestro Manuel Francisco de Araújo.


Igreja Nossa Senhora do Carmo A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída por Manuel Francisco Lisboa no centro da cidade, na Rua Brigadeiro Musqueira. Foi inaugurada no ano de 1772 e era freqüentada pela aristocracia de Vila Rica. Destacam-se seus azulejos portugueses e as esculturas de Aleijadinho.


Teatro Municipal O Teatro Municipal, conhecido também como Casa da Ópera, situa-se no centro da cidade, na Rua Brigadeiro Tiradentes. É o teatro mais antigo do Brasil e ainda continua em funcionamento.


Casa da Baronesa A Casa da Baronesa situa-se na Praça Tiradentes e foi a residência de uma das mais ilustres famílias que se instalaram em Vila Rica. Atualmente é uma das sedes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.


Casa dos Contos A Casa dos Contos, conhecida também como Casa da Moeda, situa-se na Rua São José e foi construída durante a década de 1780. Atualmente é a sede do Museu de Moedas e Fisco e do Centro de Estudos do Ciclo do Ouro da Cidade.


Casa Thomás Antônio Gonzaga A Casa Thomás Antônio Gonzaga, famoso poeta, atualmente é a sede da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade.


Palácio dos Governadores O Palácio dos Governadores, atual Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, foi construído entre os anos de 1741 e 1760 para albergar aos governadores de Minas Gerais no período da colonização.


Museu da Inconfidência O Museu da Inconfidência é um dos museus mais visitados e mais importantes de Ouro Preto. Situa-se na Praça Tiradentes, instalado no interior de um edifício em estilo neoclássico, antiga casa de Câmara e Cadeia construído a fins do século XVIII. Foi inaugurado no ano de 1944 e guarda um dos acervos mais importantes da cidade que nos lembram a história da 'Inconfidência Mineira' e da obra pelas quais foi declarada 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade'.


Museu Casa Guignard O Museu Casa Guignard situa-se na Rua Conde de Bobadela, popularmente conhecida como Rua Direita. Foi inaugurado no ano de 1987 e conta com um grande acervo de objetos pessoais e obras do grande artista Alberto da Veiga Guignard.


Museu de Arte Sacra de Ouro Preto O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto situa-se dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. Foi inaugurado no ano 2000 e em seu interior merece destacar as coleções de objetos, documentos, imagens e ourivesaria, recopiladas entre o século XVII e XIX.


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi fundado no ano de 1877 com o nome de Museu de Mineralogia e desde o ano de 1995 é conhecido por seu atual nome. Situa-se instalado no antigo Palácio dos Governadores.


Museu do Aleijadinho O Museu do Aleijadinho está instalado na sacristia da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Destacam-se as obras do conhecido artista e os importantes documentos que nos falam da sua vida e obra.


Museu do Oratório O Museu do Oratório situa-se na antiga Casa do Noviciado e é um dos mais modernos da cidade. Guarda peças relacionadas com os costumes e tradições das famílias mineiras que fundaram a cidade.


Praça Tiradentes A Praça Tiradentes é a principal praça de Ouro Preto, ponto de encontro dos seus habitantes e lugar onde se desenvolvem as principais feiras e festas da cidade. Nos seus arredores destacam-se o Museu da Inconfidência e a Estátua de Tiradentes, inaugurada no ano de 1894 no centro da praça.


Ponte do Antônio Dias A Ponte do Antônio Dias é a única em estilo romano que existe na cidade. Foi construída no ano de 1745 para salvar o Córrego de Antônio Dias e ao longo de sua história foi também conhecida como Ponte de Marília e Ponte dos Suspiros.


Chafariz da Praça O Chafariz da Praça se localiza na Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência. É uma bela fonte construída a meados do século XIX.


Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas O Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas se localiza a 5 Km do centro da cidade. É uma área de conservação que se estende por 314 hectares com uma altitude média de 1.300 metros. Está formado por importantes formações rochosas, cascatas e piscinas naturais, e é freqüentado pelos amantes dos esportes de aventura em contato com a natureza. Conta também com um camping.


Parque Estadual do Itacolomi O Parque Estadual do Itacolomi situa-se no município de Ouro Preto e Mariana, na Serra do Itacolomi e foi fundado no ano de 1967. Se estende por mais de 7.500 hectares de terreno coberto de vegetação e possui o sistema hídrico mais importante do país com numerosas cascatas, cachoeiras e grutas. Seu pico mais alto é o Pico do Itacolmi que alcança os 1.772 metros de altura e conta com boas infra-estruturas para atender a seus visitantes, merecendo especial destaque o Museu da Casa do Chá, o Centro de Treinamento e a Biblioteca.


Estação Ecológica do Tripuí A Estação Ecológica do Tripuí, situada no Vale do Ribeirão, foi fundada no ano de 1978 para conservar e proteger as importantes espécies de flora e fauna que habitam em todo o seu entorno, muitas delas em perigo de extinção, destacamos o Peripatus Acacioi, uma espécie rara de animal invertebrado considerado um fóssil vivo. Se estende por uma área aproximada de 500 hectares.


Gruta da Lapa (Antônio Pereira) A Gruta da lapa situa-se no Distrito de Antônio Pereira, a 16 Km do centro da cidade. É uma gruta de natureza calcaria com mais de seis salas unidas entre si por corredores, visitada pelos amantes da espeleologia.


Pico Itacolomi O Pico Itacolomi com seus 1.772 metros de altura é o ponto mais alto do município. Situado no Parque Estadual do Itacolomi.


Rio das Velhas O Rio das Velas nasce na Serra do Veloso e está integrado no Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas.


Cachoeira de Três Moinhos As Cachoeira de Três Moinhos, conhecida também por Cachoeira do Falcão, são três cachoeiras de 10 metros de altura que formam na sua queda d´água uma pequena 'praia'. Está situada no Distrito de Lavras Novas e é um dos atrativos naturais mais visitados de toda a região


Cachoeira Falcão A Cachoeira Falcão situa-se a 18 Km de Ouro Preto, em direção ao Distrito de Lavras Novas. É uma cascata com 6 metros de altura que ao cair forma um lago com uma pequena 'praia'. É uma das mais belas de todo o município.


Cachoeira das Andorinhas A Cachoeira das Andorinhas carateriza-se por suas águas transparentes, propícias para o banho.


Cachoeira do Castelinho A Cachoeira do Castelinho se localiza em um vilarejo da Chapada e destaca-se por sua beleza natural, formada por um conjunto de rochas sobrepostas com forma de castelo.

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.